Lavadeiras…à espera da homenagem merecida.

 

“Fui lavar a Rio Tinto,

 Cheguei lá sem o sabão

Lavei a roupa com rosas

    Ficou-me o cheiro na mão”

As mulheres que lavavam “para fora” eram conhecidas pelas Lavadeiras de Rio Tinto. Lavavam em pedras modeladas e marcadas com números, números esses que tinham por finalidade identificar as suas proprietárias e ali era respeitado escrupulosamente que só elas ou algum seu familiar trabalhava.

Para além da Levada, logo a montante da queda de água que antecedia o moinho da Vitória, existia um lavadouro no “Cu-Torto” e no Caneiro

 

onde as lavadeiras trabalhavam com afinco e com limpeza para si e para as suas freguesas.

Essas mulheres do povo eram conhecidas na maior parte dos casos não pelo seu nome mas pela sua alcunha: “ a “Botijo”, a “Ti Justina”, a “Coruja”… alcunhas que naquela altura permitia, mais que o nome de baptismo, conhecer quase todas as famílias.

Enquanto lavavam, faziam “o jornal” da terra e cantavam, muitas vezes ao desafio, fazendo versos.

A roupa que disso necessitava, após corar estendida sobre a erva do largo junto ao rio, e a que chamavam coradouro, a que muita gente recorria na época, secava ao ar livre, se o tempo o permitia, ou nas caves das suas casas que quase todas possuíam.

Faziam-se trouxas enormes, colocando as peças de roupa sobre enormes lençóis brancos, atavam-nos em cima, colocavam-nas à cabeça e assim as transportavam até às freguesas, quase na totalidade moradoras no Porto, e por isso todos os dias, mal raiava o dia para ali se dirigiam grupos de Lavadeiras com as suas trouxas à cabeça, sendo raríssimo acontecer faltar uma peça no rol.

Quando o tempo permitia e o trabalho doméstico apertava, estas mulheres iam para o rio, lavar de noite, munindo-se de velas, candeeiros e lamparinas.

As lavadeiras, novas ou idosas vestiam praticamente todas de negro, usavam sapatilhas e sempre se deslocavam com a trouxa, maior ou menor à cabeça.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s