Quinta de Campainha

Situada na Rua de Campainha, que dela recebeu o nome, é um espaço bucólico onde as atividades agrícolas tiveram bastante relevância.

Ainda hoje se encontram bastantes árvores de fruto  – um castanheiro da 4 qualidades de castanhas… –  e árvores exóticas – mimosas, japoneiras, magnólias…

Tanques e bicas abundam por toda a quinta: o tanque das Andorinhas, o tanque de S. João, que esteve decorado por um Neptuno, a Bica da Raposinha… Nesta última, um banco, com a sua inscrição (2.6.1881/2.6,1906) lembra as Bodas de Prata dos terceiros proprietários da quinta: Cassilda e Benta Leite.

As águas da mina, outrora potáveis, estão inquinadas pelos esgotos dos inúmeros prédios que entretanto surgiram; algumas das urbanizações nasceram em terrenos alienados da área da própria quinta.

À entrada, a encimar um largo portão, destaca-se um brasão.

Por uma alameda ladeada de vegetação, acede-se à casa, em cuja frontaria se lê a data de construção – 16 94 (assim mesmo, separados…). Casa de um só andar, apresenta escadas de pedra de dupla entrada e sofreu vários acrescentos, que lhe alteram a traça original.

Da memória dos atuais proprietários, D. Maria Teresa da Cunha Vieira Araújo Viana e Sr. Mário Manuel Martins Viterbo Alves Viana vem-nos a informação sobre a iluminação a Petromax, até 1967; nessa data, procederam à instalação da luz elétrica, para o que disperderam 7300$00.

Tem casa de caseiro, com eira e Capela privativa – a Capela de Nossa Senhora da Conceição, cujas festividades ocorrem entre 1 e 8 de Dezembro de cada ano.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s