Aliança

Localizava-se na actual Rua D. Afonso Henriques e foi instalada em duas fases.

O edifico mais antigo ostentava, na sua fachada, pintada a preto, inscrição “Fabrica de tecidos Aliança, L.da” e, a meio, um relógio, ficando popularmente conhecida como a “fabrica do relógio”. Esta construção, em que se utilizou granito, é da transição do século. Segundo a nossa informante, que não soube precisar o início, a produção de têxteis já se fazia em 1930.

Mais tarde, pela década de 50, num comprado por Manuel Pinto de Azevedo a um lavrador da Triana, conhecido como Joaquim da Portela, foi construída a parte nova. Aqui existia uma inscrição em letras de ferro em que se lia “Fabrica de Tecidos de Manuel Pintos de Azeredo”. Nesta altura, já Manuel Pinto de Azevedo teria comprado a parte dos outros dois sócios (Soares e Cardozo) que com ele tinham fundado a “Aliança”.

Nesta unidade fabril, eram produzidos tecidos de algodão: caqui, cotim, sarja, riscado, chita…Encerrou a laboração têxtil em finais dos anos sessenta. Actualmente (1996), este edifício é propriedade da Editora ASA, onde funciona um modelo parque gráfico totalizando 316 postos de trabalho (1995).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s