Capela Senhor do Calvário

Localiza-se na Rua Sr. do Calvário / Rua Pedro Álvares Cabral. A data da sua edificação pode verificar-se numa pequena lápide que encima a porta de entrada – 1882 – e onde se pode ler também que foi feita a expensas dos benfeitores.

Trata-se de uma pequena capela pública, cuja área não ultrapassa os 15 metros quadrados. Apesar de pequena é uma curiosa obra pelo simbolismo que encerra, pois situa-se num local elevado – calvário. Tem por invocação o Senhor do Calvário e o conjunto forma a cruz, cujo centro é ocupado pela bela imagem de Cristo Crucificado, que aberta a porta domina o espaço envolvente. Assim três cruzes alinhadas ocupam a entrada do terreiro, hoje empedrado, após as obras efectuadas em 1986, e conduzem à entrada da capela, cuja cabeceira é ladeada, por duas cruzes que formam os braços da cruz.

A frontaria revestida de azulejos azuis e brancos com decoração floral desde 1986, é simples, com porta de arco redondo, encimada pela já referida inscrição, termina com um remate em forma de frontão triangular simples, no qual se destaca uma cruz no vértice e dois pináculos laterais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s