Capela de Nosso Senhor dos Aflitos da Triana

Capela fundada em 1926, de invocação a Nosso Senhor dos Aflitos e que tem a sua festividade no 1º domingo de Agosto.

Encontra-se revestida a azulejos azuis e brancos, com motivos geométricos. Na frontaria, em azulejos policromos, destaca-se, à direita, Nosso Senhor dos Aflitos e à esquerda Nossa Senhora de Lourdes.

A entrada é definida pelo arco redondo e encimada por frontão triangular; como remate dois pequenos fogaréus arredondados.

Formando conjunto com a capela, um cruzeiro com Nosso Senhor dos Aflitos construído em 1933 e restaurado em 1972, um queimador de velas encimado por um remate de granito com volutas (pedra antiga que, rematava a caixa das esmolas existente numa parede lateral do “adro”) – lá se vê o local do “gancho” onde a mesma esteve pendurada; nas mesma zona uma pedra com inscrições quase ilegíveis. Uma torre de relógio com carrilhão.

Harmonizado com o conjunto encontramos as “alminhas” da Circunvalação que para aqui foram transferidas por iniciativa da população aquando das obras do viaduto da Areosa que as enterrariam. Um bom exemplo para as instituições que deveriam preservar o nosso património.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s