Capela de Nossa Senhora da Amparo

Capela particular que se situa junto à Estrada Nacional nº15, próximo da Venda Nova, e faz parte da já muito reduzida em área Quinta do mesmo nome, que pertence actualmente à família do Dr. Sousa Pereira, e onde se encontra instalado o Centro Empresarial de Gondomar.

Trata-se de uma pequena capela, com área aproximada de 15 metros quadrados, mas que se destaca pela beleza da sua fachada.

Sobre uma porta rectangular, um frontão semicircular quebrado, como é característico do barroco. Completando o espaço aberto, uma espécie de coroa, sobre a qual um óculo de forma elíptica. Encimando o conjunto, um frontão triangular, rematado no vértice por uma cruz trilobada e lateralmente decorado por dois pináculos. Em tempos a festa que se realiza em Setembro, era grande chegando a actual cinco Bandas de Música, que se distribuíam pelas áreas envolventes da Venda Nova, Largo da Venda Nova e pomares que abundavam nas cercanias.
Recentemente foi recuperada, depois de deixada ao desleixo aquando da venda da maior parte dos terrenos agrícolas da quinta para construção da grande urbanização que dá pelo nome de “Cidade Jovem”.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s