A Igreja de Santo António de Corim

Periférica em relação ao centro da freguesia, construida em 1993 a Igreja de Santo António de Corim, serve principalmente as populações do Forno, Corim, Carreiros, Santegãos, Granja e S.Gemil.

A igreja é dedicada a Santo António cuja festividade se realiza a 13 de Junho.

Rodeada por espaços cuidadosamente ajardinados, ergue-se uma bela e ampla igreja, projecto do Arquitecto Ramalho, com torre encimada por uma singela cruz.

Ladeando a porta principal, que se salienta numa curvatura direcionada à poente, destacam-se na fachada as imagens da Virgem, à esquerda, e Santo António, à direita.

Entrando no edifício pela porta principal, depara-se-nos um amplo e funcional espaço. Ao cimo, na área do altar-mor, assente em lajeado de granito, ergue-se um altar de mármore; na parede do fundo, destaca-se um baixo relevo – da autoria de Barata Feyo (Agosto de 1993. Nele se pode observar Santo António no seu hábito de frade, descalço, com um Evangelho na mão e ao lado, o dístico “Doctor Eccclesiae” (Doutor da Igreja); na base, à direita, um pequeno mocho, símbolo de sabedoria.

Rodeando esta figura central, encontramos elementos referentes à caridade franciscana: lá se vê “o Pão de Santo António”.

No lado esquerdo do altar-mor, uma moderna e elegante pia batismal, perfeitamente integrada no espaço e no espírito da moderna liturgia. Ainda deste lado uma bela imagem de Nª Sª da Conceição. No lado direito, anunciada por um Cristo crucificada, a capela do Santíssimo.

Percorrendo os olhos pelo amplo espaço, destacamos as seguintes imagens: logo à entrada, à direita, Santo António; à esquerda, Nª Sºªde Fátima.

Ao cimo, mais próximo do altar-mor, à esquerda S.João Baptista e à direita S.José.

Está de parabéns toda a comunidade paroquial de Corim, que conseguiu erguer não só um belo e funcional espaço de culto, mas também porque a par criou estruturas variadas de apoio à comunidade: Centro Social, capelas Mortuárias, Café, Restaurante, tudo integrado na estrutura de que é parte nuclear.

Numa lápide à entrada pode ler-se:

«Aos 17 dias de Outubro de 1993, foi dedicada esta igreja de Corim a Santo António, a que presidiu o Bispo do Porto, D.Júlio Tavares Rebimbas, sendo Pároco o Padre Godofredo Domingos da Silva».

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s