Tradições Culturais

One thought on “Tradições Culturais

  1. Apesar de Rio Tinto se localizar bem perto da cidade do Porto, apesar dos avanços da medicina e da cirurgia, efectuados ao longo do último século, as crenças, rezas e superstições ainda persistem vivas numa certa camada da nossa freguesia, que na maioria dos casos, não são se não o reflexo da fé, do tradicionalismo e de uma mentalidade ingénua, simples e humilde de uma boa parte da população principalmente mais idosa.

    Essa população socorre-se de certos processos que vão passando de geração em geração, e procuram “técnicos”, que são os “mestres e conhecedores”, hoje, já mais raros, para “curar” certas doenças.

    Na monografia “O Concelho de Gondomar” de Camilo de Oliveira, podemos ler “um cem números” de rezas e talhaduras que seriam a solução para um igual número de doenças. Para tal bastaria ir ter com a “criatura certa”, isto é, aquela que possuindo “jeito” e “saber” proferia a reza como deveria ser, ou seja, de acordo com as regras ditadas pela tradição. E parece que, após cumpridos os devidos requisitos, os doentes ficavam curados dos seus males.

    Em Rio Tinto ainda existem alguns perpetuadores dessa tradição, transmitida pelos pergaminhos orais do tempo, herdade de geração em geração.

    No lugar da Giesta, Areosa, há uma senhora de cerca de setenta anos de idade, que ainda exerce esta “profissão”, embora hoje não tão frequentemente, visto que, “só atende as pessoas conhecidas ou amigas”, que a ela se dirigem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s