Comendador António Augusto da Silva (18.10.1890 – 20.12.1963)

Negociante de ferro, benemérito.
Era natural de Válega, concelho de Ovar, filho de Manuel Augusto da Silva, alfaiate, e de Maria Rosa de Pinto, que vendia pão.
Não chegou a concluir a 4ºclasse. O seu professor primário aconselhou os pais a encaminha-lo para rumo diferente das letras, pois considerava-o «incapaz de satisfazer as exigências mínimas do programa» – assim se lê no livro que retrata a sua firma, em 1963, “Ferro e Aços”.
Aos 12 anos, declarou ao pai que queria ser caixeiro no Porto. Os pais arranjam-lhe um enxoval e ele chegou á capital do Norte em 28 de Setembro de 1902.
«Ele contava que veio para o Porto, novito, com os sapatos atados ao ombro, um para a frente outro para trás, para não os romper. Depois foi o “rei do ferro” e era muito boa pessoa» – conta-nos a vizinha D. Florisa Ribeiro, nascida em 1919.
Começou como marçano na mercearia “Pérola do Café”, no Largo do Padrão, depois noutra casa na rua D. João IV. Mais tarde, transitou para a firma de José Ferreira de Castro Guimarães, F os, Sucrs.
Segundo se lê no jornal Novidades, de 19 de Outubro de 1945, esteve nessa casa até 1906. Posteriormente trabalhou no estabelecimento da Vª Victoriana de Almeida & Sousa, Sucrs, transitando, em 1913, para a casa de José Pinto de Magalhães, passando depois a sócio. Mas o rapaz de Válega sonhava com o seu próprio negócio, por isso, em 14 de Junho de 1922, fundou a firma António Augusto da Silva & C.ª, Lda. Nesse mesmo jornal, lê-se que essa casa «não precisa de elogios, porquanto suficiente é dizer-se que é a primeira no género».

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s