Artur Lopes (5.08.1913 – 8.01.1979)

Construtor Civil – construía estradas e tratava da pavimentação.

Natural de Ermesinde era filho de Venâncio Lopes e de Maria da Silva. Casou em 1936 com Rosa Pereira dos Santos, natural de Rio Tinto, filha de Vitorino de Moura e de Maria Rosa Pereira dos Santos.

Acerca desta figura, diz-nos António de Oliveira Santos, que fora Presidente de Junta:

“Ganhou algum dinheiro aqui, em Rio Tinto, a pavimentar estradas e ruas. O sogro dele é que fez a terraplanagem do aeroporto de Pedras Rubras, hoje  “Sá Carneiro””.

O seu nome toponímia de uma rua do espaço de Rio Tinto foi proposto pelo Pároco de Corim, ao executivo da Junta da nossa localidade, em ofício de 5 de Setembro de 1990. Nesse documento, o Pároco diz que Artur Lopes, à data já falecido, fora benfeitor, «contribuindo grandemente para que esta comunidade pudesse adquirir o terreno onde estamos a construir o complexo paroquial – igreja e centro paroquial de Corim – e desejamos perpetuar a sua memória numa atitude de gratidão”. O padre Godofredo propõe a alteração do nome proposto anteriormente – travessa da igreja – para rua Artur Lopes.

Ermelinda Costa Ribeiro, de 72 anos, disse-nos que esses terrenos – antes “campo dos coriscos” pertenceram ao lavrador Valinhas, de Santegãos, que teve a infeliz ideia de passar os bens para o nome da filha e genro. “O genro também era agricultor. Eles venderam tudo e o pai até a pedir andou”.

 Que este caso servia de exemplo a quem não vai pelos provérbios antigos!

Relativamente à cedência do terreno para a construção da Igreja de Corim, quem efetuou  a transacção foram já os seus filhos e cônjuges. Tinha a área de 11.500 m² e, como só havia um artigo rústico, teve de ser vendido na totalidade (em maio de 1979) ao construtor Ramalho dos Santos, «dado que o terreno por nós oferecido , para a edificação da igreja, cerca de 4.500 m² ,fazia parte do mesmo artigo”, conforme refere o seu genro Almerindo Sá Carneiro.

Fisicamente dizem-nos que Artur Lopes era alto e forte. Não sabia ler “assinava os cheques com uns sarrabiscos”, mas era um grande empreiteiro e honesto.

Há quem recorde – Agostinho Ribeiro – que, em 1951, Artur Lopes construir e colocou os paralelos, com caixa de balastro, na rua Dr. Porfírio de Andrade, antiga Rua do Alto.

Próximo da Igreja de Corim, foi-nos apresentado o Sr. António Silva como conhecedor daquela área. Acerca de Artur Lopes, testemunhou-nos: “O Artur tinha as garagens e os armazéns na Rua da Costa, em Ermesinde. Onde ele ganhou muito dinheiro foi nos telefones, abria as valas. Ele era um homem engraçado, mas muito sério. Quando concorria a uma empreitada, tinha de fazer um depósito, normalmente na Caixa Geral de Depósitos. Se não ganhasse, tinha direito ao depósito. Mas ela não queria esse dinheiro. Juntava uns amigos e íamos todos para a “Sá Reis”, para a Praça da Liberdade».

Conta-nos também como ele falava com a empregada: «ó fulano, eu só tenho xis para gastar. Vão fazendo as contas que se passar daí para cima não pago.” “Ó senhor Artur, ainda pode vir mais uma rodada”. “Guarda o resto para ti. E eu não quero esse dinheiro, que esse dinheiro não é meu”. Ele era assim. Depois dele falecer, ficaram sócios o filho e o genro». Está sepultado em Ermesinde.

Anúncios

One thought on “Artur Lopes (5.08.1913 – 8.01.1979)

  1. um grande homem tive o prazer de o conhecer vagamente pois entrei para esta firma quando ele deixou suas memorias aqui ainda permaneço bem aja ao seguimento desta firma á frente com pessoas poderosas que ainda hoje com todas as dificuldades que a vida nos tem trazido ainda respiramos .força s.e.c e todos os componentes que nela se encontrão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s