António da Costa Viseu (1859-16.01.1938)

Conselheiro popular, funcionário da Companhia Geral da Agricultura dos Vinhos do Alto Douro, Vereador municipal.

O seu nome era António da Costa, mas, por ser natural da cidade de Viseu, adotou esse apelido. Os seus pais foram José da Costa e Maria do Carmo e eram proprietários de uma quinta na Triana. A sua casa, ainda hoje se ergue na Rua das Arroteias, nº 445 onde em 1996, vivia uma sua neta com 89 anos.

Não havendo descendentes capazes de fornecer informações sobre António da Costa Viseu os dados baseiam-se num seu conhecido – Serafim Barbosa – que sobre ele refere na monografia de Rio Tinto que:

«Era um homem de muito respeito, um conselheiro popular. Era uma pessoa que sabia muito. Os labradores, quando necessitavam de tomar uma decisão importante, iam antes falar com ele para colher o seu conselho. Era uma espécie de procurador do povo. Ate nos funerais se iam aconselhar junto dele. E o Sr. Viseu lá dava opinião sobre o número de padres a acompanhar, o número de missas e até o número de meninos desamparados».

Abel Tavares lembra-se de o ver passar, em Medancelhe, a caminho da festa de São Bento das Pêras. «Penso que talvez fosse da Comissão de Festas, porque passava nos dias todos. Era um senhor que dava nas vistas, de barbas brancas e guarda-sol aberto, de cor clara».  As suas barbas originais são referidas por todos os que o conheceram. Olhando o seu retrato, percebe-se porquê.
D. Maria Bela recorda com um grande sorriso:
«Eu namorei com um filho dele. Chamavam-lhes os Visias. Mas ele era um bocado estroina. O pai conheci já de certa idade com barbas. Era parecido com o Marques de Sá. O filho, quando namorei com ele, era um pedaço dum rapaz, forte,bonito…Mas o pai, de idade, também era um senhor bem parecido.Mas eu acabei com aquele namoro pois eu era costureira pobresinha e os Visias eram muito ricos. Também eram lavradores e não ficavam nada a dever aos Sás”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s