Os Martin Fernandes

Martim Fernandes foi o nome escolhido para a Escola Preparatória de Rio Tinto.

Quem foi afinal Martim Fernandes? ou melhor os Martim Fernandes?

Martim Fernandes é o nome de  três irmãos nobres nascidos em Rio Tinto. Possivelmente em Baguim, donde era a sua mãe. Os seus pais tiveram pouca imaginação ao baptiza-los, pois deram o mesmo nome aos três. E não tiveram mais filhos nem filhas.

Viveram no reinado de D. Dinis, talvez ainda no reinado D. Afonso IV. São, portanto, do seculo XIII, princípio do seculo XIV. Os seus pais foram Fernão Pires de Portocarreio e Dona Mor Martins de Baguim.

Descendem, pelo lado paterno, dos Portocarreiros. Mas, do lado materno, descendem do Rei Ramiro II de Leão e, ao longo de gerações, dos Maias, de Egas Moniz e dos Soares Martins de Baguim, que eram muito ricos.

O 1º Martim Fernandes – segundo o nobiliário de D. Pedro, Conde de Barcelos – que era filho legitimo de D. Dinis –  este Martim Fernandes  “viveu em Castela, foi o maior e o melhor”. Foi ele que introduziu o apelido Portocarrero em Espanha. Casou com a filha dum Conde lombrado, chamada D. Inês Fadrique, filha de Fadrique Prado. Este 1º Martim Fernandes “serviu o rei D. Fernando IV achou-se na sentença que deu ao rei D. Dinis de Portugal entre os Reis de Castela e Aragão”.

Este casal teve um filho também chamado Martim Fernandes  – parece que não havia outro nome!. O Martim Fernandes filho do 1º nascido em Rio Tinto, casou com a filha de Afonso Jofre Tenório, Almirante de Castela. Chamava-se Maria Tenório. Este Martim Fernandes (filho) criou-se na Câmara do rei D. Afonso XI de Castela e foi depois seu mordomo – mor. Foi o 1º Senhor de Villa Nueva del Fresno e de Morguer. Participou nas batalhas de D. Afonso e “foi General contra Navarra no ano de 1334”  – corresponde a era cristã de 1296 .

O nobiliário das famílias de Portugal, de Felgueiras Gayo, acrescenta que Marim Fernandes e Maria Tenório tiveram um filho que foi Afonso Fernandes Portocarreiro. Este viveu no tempo do rei D. Pedro de Castela. Casou 2 vezes. A 1ª com D. Francisca Sarmento, filha de D. Soares Sarmento. Tiveram:

-Afonso Fernandes Portocarreiro (o mesmo nome do pai) – 1º conde Medelhim.

-Marim Fernandes Portocarreiro, que foi Sr. de Vila Nova del Fresno, progenitor dos Marqueses deste título, do Condes de Montijo e de la Puebla de Palma.

Casou 2 vezes com D. Teresa Biedma. Desse 2º casamento, nasceu Rui Mendes Portocarreiro que foi o progenitor dos Portocarreros Pantojas de Toledo. Por aqui se vê que um Martim Fernandes de Rio Tinto originou muitos de títulos de Nobreza da vizinha Espanha.

Em 1415 na altura da conquista de Ceuta, um Martim Fernandes Portocarrero era o alcaide de Tarifa -cidade do sul de Espanha, no estreito de Gibraltar, em frente a Ceuta. Ele mandou o seu filho Pedro oferecer vacas e carneiros ao Rei Português D. João I, que estava ancorado em Algaciras. O nosso rei agradeceu, mas não aceitou. Embora considerassem afronta, mesmo assim os Portocarreros Castelhanos ficaram contentes com a conquista de Ceuta. Três anos depois, verifica-se algo interessante- Pedro Portocarrero, filho de Martim Fernandes, que entretanto falecera, era alcaide de Tarifa. E um filho de D. Guiomar ou Maior Portocarreiro, irmã de Martim Fernandes, Alcaide de Tarifa em 1415 (que deve ter casado com um português), chamado D. Luís de Meneses, era o primeiro capitão de Ceuta. Eram amigos, primos, e ajudavam-se um ao outro na luta contra os Mouros.

Quer dizer, os Portocarreiros, descendentes dum riotintense Martim Fernandes, eram os senhores do Estreito de Gibraltar, um do lado da Europa, outro de lado da África. Isto em 1418.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s