Manuel Serra

Presidente da Junta, vereador municipal, fundador dos azeites ´´Serrata’’ .

O seu nome era Manuel António Serra. Natural da freguesia de Amendoeira, concelho de Macedo Cavaleiros, era filho de João Pedro Serra e Ana Trovisco começou a negociar em cereais e lãs e, em 1923, veio para o Porto. Mais tarde embeleceu-se em Rio Tinto, devido a sua actividade profissional.

António de Oliveira Santos defini-o como ‘’negociante abastado de azeites, proprietário da fábrica dos azeites, em frente a estação. A firma chama-se ‘’Manuela Serra, em Comanditas’’, fundador do ‘’Azeite Serrata’’ .

Foi Presidente da Junta a partir de 1938 nesta função mandou canalizar a água das minas de S. Sebastião para o fontanário existente defronte da farmácia central. Mandou embelezar a rua junto à estação e plantar as árvores.

Também foi benemérito na sua terra natal – do hospital e dos bombeiros.

Era Avô da Directora técnica da farmácia ‘’Chão Verde’, Dr.ª Teresa Serra. Diz o avô que era “uma pessoa com personalidade, inteligente, com tenacidade para vencer. Ele construi-se a si próprio. O pai dele já era importante em Macedo Cavaleiros, mas ele e que soube fazer fortuna com o negócio”.

Quando faleceu, a Junta exarou em ata, de 2 de Março de 1958, um voto de pesar, dizendo que ele “desempenhou o cargo de presidente da junta e variador da camara municipal, a quem a freguesia fica a dever diversos melhoramentos”.

Manuel Serra teve 6 filhos.

Uma das poucas mulheres referenciada nos inquéritos dirigidos a população foi a Dª Alda Alvim Serra. Casara com o filho Alberto. Fora proprietária e directora técnica da farmácia ‘’ Chão Verde ‘’.

Ela era natural de Cete, mas esta sepultada em Rio Tinto. Os pais dela compraram-lhe a Farmácia do Ramos que depois transportaram para o edifício da sua residência, edifício já demolido, que ficava a frente da Escola Martim Fernandes. “Tinham o grande poder de comunicação com a população”, diz a filha Teresa, que herdou a farmácia da mãe. Manuel Serra está sepultado no cemitério da Lapa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s